Сайт содержит материалы 18+
Share on vk
Share on facebook
Share on odnoklassniki
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

FERIADOS COM ANTECEDENTES CRIMINAIS De acordo com Oleg Loginov. 1 de dezembro — Dia da Independência de Portugal

Поделитесь записью
Share on vk
Share on facebook
Share on odnoklassniki
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

FERIADOS COM ANTECEDENTES CRIMINAIS

De acordo com Oleg Loginov.

1 de dezembro — Dia da Independência de Portugal

День независимости Португалии (Restoration of Independence in Portugal)

Em Portugal, este dia é considerado um dia de folga. As pessoas comemoram, se divertem e não pensam que a independência de Portugal foi conquistada como resultado do golpe de estado e do assassinato do primeiro-ministro. Algo semelhante aconteceu na URSS, quando lá as pessoas em 7 de novembro foram às manifestações e comemoraram alegremente o dia da Revolução de Outubro, sem pensar no custo sangrento desse feriado. E na URSS, o preço sangrento da Revolução de outubro foi milhões de vezes superior ao que Portugal teve de pagar pela sua independência.

Retrato do Rei Sebastião de Cristovão de Morais

Sebastião «o Desejado» (em português: Sebastião «o Desejado») foi rei de Portugal da dinastia de Avis no século XVI. Caracterizado por uma saúde frágil e um físico frágil (resultado de muitos casamentos próximos na família-Sebastian tinha apenas quatro ancestrais em ambas as linhagens, em vez dos habituais oito! o futuro rei nasceu após a morte de seu pai e foi criado pelos jesuítas. O rei detestava o casamento e sonhava com a solidão monástica.

Sebastian viveu em um mundo fictício cheio de ideais cavalheirescos medievais. Seu principal objetivo era conquistar colônias para Portugal no norte da África. Aproveitando-se da luta pelo trono no Sultanato de Fez, ele decidiu, considerando-se o herdeiro dos cruzados, libertar Marrocos dos muçulmanos.

Em 1574, ele embarcou em uma expedição a Tânger, onde lutou sem sucesso contra os mouros. Quando a luta pelo trono começou no Marrocos, Sebastian apareceu para ajudar o exilado Abu Abdullah Mohammed. o exército de Sebastian foi derrotado, o próprio rei morreu, mas seu corpo não foi encontrado.

A batalha de Ksar el Kebir entrou para a história como a» batalha dos Três Reis » e terminou com a morte de três governantes. O Exército Português foi derrotado e Sebastião I morreu. Sua última frase conhecida era linda. Ele exclamou: «senhores, a verdadeira liberdade só pode ser perdida com a vida!». E então ele costurou seu cavalo e levou os soldados para as posições inimigas. Seu corpo nunca foi encontrado.

Retrato de Filipe II obras de Sofonisba Anguissola (1573)

A morte do jovem rei solteiro levou ao fim da dinastia de Avis (o último herdeiro indiscutível foi o Tio-avô de Sebastião, Cardeal Henrique) e à subsequente Unificação de Portugal e Espanha sob o cetro do rei da Espanha Filipe II. Em 1580, Portugal perdeu a independência como resultado da união dinástica com a Espanha. Simplificando, o rei espanhol Filipe II tomou posse da coroa portuguesa e, por várias décadas, Portugal se tornou um apêndice do Império Espanhol.

O país estava empobrecido, sua população estava diminuindo e a Inquisição, além disso, intensificou a perseguição aos Marans (judeus convertidos à força ao cristianismo). Sua fuga maciça (mais de 300 mil pessoas) para o exterior causou a fuga de capitais significativos de Portugal. O comércio passou a ser controlado por estrangeiros (principalmente holandeses e ingleses). Cresceu a opressão fiscal.

Por causa dos impostos exorbitantes em 1637-1638, a primeira agitação popular começou no país. Em 21 de agosto de 1637, uma revolta eclodiu em Évora. Os rebeldes expulsaram da cidade o governador espanhol Corregidor, destruíram as listas de impostos, destruíram a prisão e as instituições governamentais, nas ruas soaram os primeiros apelos claros à luta pela independência do país.

Margarida de Sabóia, Duquesa de Mantova e Monferrato, vice-rei de Portugal, em retrato de Frans Purbus

Embora as manifestações populares tenham sido reprimidas, uma conspiração surgiu entre a aristocracia portuguesa para derrubar o governo espanhol; com o consentimento de João, os nobres começaram a agir. Na época, Portugal estava sob o domínio de Margarida de Sabóia, Duquesa de Mantova, prima do rei Filipe III.

Em 1 de dezembro de 1640, os conspiradores invadiram o palácio real, onde começaram a procurar Miguel Vasconcelos, Secretário de Estado (primeiro-ministro) do Reino de Portugal, que era o homem mais odiado do país. Por fim, encontraram Miguel de Vasconcelos escondido num armário com uma arma. Seus movimentos em um pequeno armário e o farfalhar de papéis dentro revelaram sua localização.

Defenestração de Miguel de Vasconcelos

Ele foi baleado e o corpo de Vasconcelos foi defenestrado. Ele foi jogado da janela para a calçada, para a alegria das pessoas que estavam lá embaixo. Margarida de Sabóia foi presa em seu escritório enquanto tentava acalmar a multidão pela janela e prometia Defender Felipe IV pelo assassinato de Vasconcelos.

A morte de Miguel de Vasconcelos está simbolicamente ligada à independência de Portugal após 60 anos de opressão. Quando os portugueses restauraram a independência de Portugal na manhã de 1 de dezembro de 1640, ele foi o primeiro a ser morto.

Depois de seu assassinato, os conspiradores se espalharam pela cidade gritando em voz alta: «Viva a liberdade! Viva O Rei D. João IV!» A revolta varreu rapidamente a cidade. Todos os portugueses se revoltaram contra os espanhóis.

Veloso Salgado. Coroação de D. João IV (1908)

No dia 15 de dezembro D. João IV foi coroado rei e deu início à nova dinastia de Bragança. As Cortes portuguesas — uma assembléia de estamentos-prestaram juramento ao novo rei já em janeiro de 1641.

Um comentário sobre «o assassinato de Miguel de Vasconcelos»

* Uso de Textos da Wikipédia e outros recursos da Internet.

* Traduzido pelo dicionário eletrônico. O texto original em russo e muito mais sobre o tema do crime pode ser selecionado na página principal do site — http://crimerecords.info/

 

Оставьте отзыв